quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Prefeito de Petrópolis Busca Apoio Federal para Investir em P.D.N.

            Prefeito busca apoio Federal para investir em prevenção de desastres naturais

Com o Objetivo de buscar recursos para investir em Prevenção a Desastres Naturais, o Prefeito Bernardo Rossi, o Secretário de Defesa Civil, Coronel Paulo Renato Vaz e o Secretário de Obras, Ronaldo Medeiros se reuniram na terça-feira (31) com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Brasília. 
Na audiência, acompanhada pelo Deputado Federal, Leonardo Picciani, Bernardo apresentou demandas urgentes da cidade como a necessidade de contenção de encostas, dragagem de rios e limpeza dos bueiros, lembrando que no mês passado a cidade sofreu com alagamentos causados pelas pancadas de chuva nos finais de tarde. 
Prefeito e Secretários também buscaram auxilio para a continuidade das obras na Rua Uruguai – onde um desabamento de pedras, no ano passado causou duas mortes e deixou pelo menos 25 casas interditadas.
“O histórico de desastres naturais é uma fragilidade da nossa cidade. Temos um passivo grande, que só pode ser superado com investimentos em prevenção. Por isso estamos apresentando as demandas ao Ministro. Estamos confiantes no auxílio do Governo Federal, para concretizarmos isso”, disse o Prefeito Bernardo Rossi, que estava acompanhado ainda pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.  
O Ministro Helder Barbalho, sinalizou que é possível fazer o investimento, já que o Governo Federal mudou a forma de enfrentar os desastres. “O Governo Federal só liberava verba para o socorro, quando o desastre já havia acontecido. Hoje o pensamento é diferente, o ideal é que a gente trabalhe a prevenção. São normas internas do Ministério que estão sendo mudadas”, disse. 
Os Políticos apresentaram projetos para dragagem de rios, avaliado em R$ 2,2 milhões; e macrodrenagem, com valor estimado em R$ 120 milhões. 
O projeto prevê melhorias nos três principais rios de Petrópolis - Piabinha, Palatinato e Quitandinha - além da criação de piscinões subterrâneos. “Precisamos dos recursos para a limpeza dos nossos rios e também dos bueiros. 
Em janeiro, com as pancadas de chuva, registramos alagamentos no Centro, Itaipava, Valparaíso, Mosela e Bingen. Com os recursos do Governo Federal, vamos evitar esses transtornos na cidade”, lembrou o Coronel Paulo Renato Vaz, destacando que todas as medidas estão sendo adotadas. “Estamos no caminho certo. Focados na resposta. Apesar do período crítico que é o verão, temos como prioridade absoluta um planejamento de prevenção com grande antecipação aos desastres no futuro”, afirmou.
Demandas para a continuidade das obras na Rua Uruguai também foram apresentadas e foi definido que o Governo irá apresentar o projeto de continuidade dos trabalhos.
 “O projeto já está sendo elaborado pela Secretaria de Obras em conjunto com a Defesa Civil e vai ser apresentado ao ministro da Integração Nacional. Ele entendeu a dimensão do desastre e o Governo Federal vai dar o suporte necessário para a segunda parte das obras”, disse o coronel Paulo Renato.

Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até...









Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/5013-prefeito-busca-apoio-federal-para-investir-em-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres-naturais.html