quinta-feira, 21 de julho de 2016

II Curso de C.P. em Defesa Civil

        logo dfc
    

Estão abertas as inscrições para o II Curso de Capacitação para Professores em Defesa Civil. 

O Curso, que será realizado à distância, é mais um passo que a Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a plataforma Pauta Online (www.pautaonline.com.br), está dando para a inclusão da Defesa Civil no currículo da Rede Municipal de ensino. 

A Proposta é que os professores aprendam sobre prevenção de desastres das chuvas e trabalhem esses conceitos com os alunos dentro de sala, nas atividades diárias.


As Inscrições vão até o dia 12 de agosto. 



O Curso terá carga horária de 25 horas e será realizado pela internet entre os dias 4 de julho e 12 de setembro. 


Podem se inscrever professores de toda Rede Municipal de ensino.

Quem concluir o curso, que é gratuito, receberá certificado da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Educação.

O Curso é Dividido em Quatro Módulos: 

* Conceitos Básicos em Proteção e Defesa Civil; 

* Ciclo de Redução de Riscos de Desastres (RRD); 

* Ações de Proteção e Defesa Civil; e 

* Plano de Ação e Segurança Escolar (Pase). 

O Curso será desenvolvido através de fóruns de discussão, avaliações, biblioteca complementar, indicação de sites referentes aos assuntos abordados, apresentações e propostas pedagógicas para serem aplicadas em sala de aula.


Decreto 622 – A presença da Defesa Civil em sala de aula foi regulamentada em 2014, com o decreto 622, que incluiu no currículo escolar da rede municipal a temática da prevenção de desastres naturais. Desde então, os professores vêm passando por uma série de capacitações para que possam trabalhar os conceitos da Defesa Civil junto aos alunos.

Esse Curso Online é o segundo promovido pela Prefeitura – o Primeiro foi em 2015. 

Além dessa capacitação à distância, a Defesa Civil deu início em maio à capacitação presencial de professores e funcionários de mais de 100 unidades de ensino do município. Os participantes estão divididos em seis polos, em reuniões mensais.

Pauta Online – Nesses dois anos, a Defesa Civil contou com o apoio da plataforma Pauta Online (www.pautaonline.com.br), que abrigou gratuitamente – sem custos ao município – o Curso de Capacitação para Professores em Defesa Civil. 

Por essa plataforma, os professores da rede municipal fazem todo o curso, acessando o conteúdo de qualquer lugar, seja no computador, tablet ou celular, sem a necessidade de downloads ou instalações.


Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........








Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/index.php?option=com_content&view=article&id=394:ii-curso-de-capacitacao-para-professores-em-defesa-civil&catid=109:destaques
http://www.ead.petropolis.rj.gov.br/
http://www.pautaonline.com.br/ead

Nenhum comentário:

Postar um comentário