quarta-feira, 27 de julho de 2016

CBMERJ E DECEA Assinam Acordo para Regulamentar U.D.O.

             

A Corporação é a primeira instituição pública a operar Veículos Aéreos Não Tripulados seguindo o novo protocolo. Medida possibilitará diminuição no tempo-resposta para atendimentos de emergência

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) firmaram, nesta quinta-feira (21.07), um acordo operacional que define as diretrizes para o uso de aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como Drones, em ocorrências e atendimentos de emergência. 

O Novo Protocolo permite que a corporação utilize o drone em uma ação de socorro, por exemplo, sem precisar de autorização prévia do DECEA, órgão responsável por planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo no Brasil.

Antes, para operar o equipamento, era necessário que o Corpo de Bombeiros pedisse autorização com pelo menos dois dias de antecedência.

A partir de agora, podemos fazer uso do Drone em campo e, posteriormente, justificamos o uso. 

Dessa forma, além de elevar a capacidade operacional das nossas equipes de socorro, possibilitará a diminuição do tempo-resposta nos atendimentos, gerando maior qualidade na prestação do serviço à população – explicou o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Ronaldo Alcântara.

Para o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, o acordo é um marco importante para direcionar e regulamentar o uso dos drones.

Acredito que a iniciativa possa ser um modelo para outras instituições e tenho certeza que ela fará toda diferença na prática, contribuindo na pronta-resposta para salvar vidas. O Documento é uma ferramenta dinâmica e atende as necessidades do usuário que, neste caso, é o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro – disse o Brigadeiro.

Também participaram do encontro que aconteceu na sede do DECEA - o Subsecretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Eduardo Saraiva, e o Coordenador da COVANT (Coordenadoria de Veículos Aéreos Não Tripulados), Tenente-coronel Rodrigo Bastos, entre outros.

Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........








Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php/menu-oculto-slideshow/3660-corpo-de-bombeiros-rj-e-decea-assinam-acordo-para-regulamentar-uso-de-drones-em-ocorrencias


Nenhum comentário:

Postar um comentário