sábado, 27 de julho de 2013

Como o Plano de Contingência da Família pode ser Útil às Comunidades

       

Primeiro, Vamos Entender o que é o Plano de Contingência da Família? É um Plano de Emergência para Situações Adversas. Ele é Composto de uma Mochila e uma Caixa de Emergência.

A Mochila é Composta de:

* Documentos;

* Garrafa d`água (1,5 litros);

* Lanterna e Pilhas;

* Rádio e Pilhas;

* Agenda e Contatos;

* Kit Básico de Roupas;

* Capa de chuva;

* Material de Higiene;

* Primeiros Socorros;

* Jogo de Chaves;

* Dinheiro e Cartões;

* Telefone Celular; e 

* Mapa da Região.

A Caixa de Emergência é Composta de:

* Água (5 litros por pessoa);

* Enlatados;

* Primeiros Socorros;

* Apito;

* Lanterna e Pilhas;

* Rádio e Pilhas, Desinfetante;

* Material de Higiene;

* Telefone Convencional;

* Agenda de Contatos;

* Artigos para Crianças; e 

*Anotação da Validade dos Produtos.

Segundo, Como esse Plano pode ser Útil às Comunidades? Ele pode ser Útil por Vários Motivos, entre Eles:

* Planejamento de Pontos de Encontro;

* Rotas de Acesso como Saída da Casa e do Bairro;

* Localização de Registros de Luz, Água e Gás.

* Evacuação com Maior Rapidez e Segurança, pois com um Planejamento Minucioso fica Mais Fácil e Seguro Abandonar o Local do Sinistro, e sobretudo, com Mais Tranquilidade.

Portanto, o Plano de Contingência da Família é de Suma Importância às Comunidades, entretanto deve haver Simulados Constantes, para que em uma Situação Adversa as Comunidades Hajam de Forma Natural e Assertiva.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........








Referências:

http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=204
http://oglobo.globo.com/rio/defesa-civil-lanca-guia-de-sobrevivencia-desastres-naturais-7757852
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil
http://www.rj.gov.br/web/sedec/principal
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como o Mapeamento de Áreas de Risco pode Prevenir Desastres



Primeiro, vamos entender o que é o Mapeamento de Áreas de Risco? O Mapeamento de Áreas de Risco é um desenho esquematizado de áreas passíveis de serem atingidas por fenômenos ou processos naturais ou induzidos, que causem acidentes sujeitos a danos a integridade física, perdas materiais e patrimoniais.

Segundo, como esse Mapeamento pode Prevenir Desastres? Ele pode Prevenir Desastres, através de um detalhamento de dados que identifique as Áreas em Risco e os Perigos acerca dessas Áreas, tais como: rachaduras nas paredes e pisos nas casas, trincas no solo (Principalmente na parte superior dos taludes / barrancos), blocos ou lascas de rochas soltos e instáveis, água minando na base do talude / barranco, árvores ou postes inclinados, muros de arrimo com barrigas ou trincados, afundamentos e deformações no leito da rua, desprendimento e queda de solo / rocha em taludes entre outros.

E com esses dados em mãos poderá ser feito um diagnóstico preciso da situação de cada Área e suas peculiaridades, e assim minimizando e prevenindo os desastres.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como as U.P.Cs Poderão Ajudar as Comunidades

             

Sabemos, que Alguns Desastres São Causados Naturalmente ou seja, Sem a Interferência do Homem, mas Também Sabemos, que a Grande Causa dos Desastres São devido, a Ações Indevidas do Homem.

Mas afinal, Onde as Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), Entram Nisso.

Primeiro, Através da Conscientização, pois uma Comunidade Mais Conscientizada consequentemente será uma Comunidade Mais Limpa:

* Com Menos Doenças, Problemas Respiratórios, Problemas de Pele e Menos Proliferação de Ratos e Insetos.

Segundo, Através da Prevenção, pois uma Comunidade Mais Preventiva consequentemente será uma Comunidade Mais Segura e Precavida em Suas Ações:

* Com Menos Problemas de Deslizamentos de Terra, Inundações, Quedas de Rochas ou Matação, Construções Irregulares, Lixo em encostas, Incêndios Florestais e Menos Problemas de Drenagem.

Terceiro, Como Serão Compostas as Unidades de Proteção Comunitária? As Unidades Serão Compostas de:

* 30 Metros Quadrados; 

* Munidas de Computadores; e 

* Telefones, que Estarão Interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) da Defesa Civil. 


Essas Unidades serão Pontos de Convergência para Implantação de uma Grande Rede Comunitária de Proteção Civil, onde os Atores Principais serão os Agentes Comunitários de Defesa Civil, Contratados pelo Governo do Estado, e Todos os Outros Atores que Atuam Comunitariamente, Como:

* Os do Programa Saúde da Família; e 

* De outros Segmentos Organizados da Própria Comunidade”.



Quarto, Quantas Unidades Serão Instaladas? Serão Instaladas 42 Unidades de Proteção Comunitária na Região Serrana:

* 10 em Petrópolis;

10 em Teresópolis;

* 20 em Nova Friburgo; e 

* 02 em Bom Jardim). 

Cada uma terá Quatro Funcionários, que serão Moradores das Próprias Comunidades. As Pessoas Serão Escolhidas e Treinadas Pela Defesa Civil.



Em Petrópolis, As Unidades Serão Instaladas:

* Morro dos Ferroviários, no Bairro Vila Felipe;

* Divisa entre os Bairros Independência e Taquara;

* Duques;

* Quitandinha;

* Divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet;

* São Sebastião;

* Comunidade da 24 de Maio;

*  Siméria; e 

* Sargento Boening. 


O Superintendente da DC, Luis Guilherme lembrou Ainda a Importância de ter Um Sistema de Prevenção Ágil, Eficaz e Com a Participação das Comunidades. 

Nas Unidades Serão Agentes das Próprias Comunidades que Farão o Trabalho. “Se Pensarmos em Prevenção, as Comunidades tem que estar Preparadas. Hoje temos o Alerta e com as UPCs, o Sistema vai Auxiliar as Comunidades Nesses Momentos. É Usado a Favor da Próprias Comunidades”, destacou.

Sendo assim, as Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), Serão Muito Benéficas as Comunidades, Dando as uma Nova Visão, de que Morar na Comunidade Pode ser Seguro e Agradável, e Também as Ajudarão a Dar Uma Resposta Rápida e Efetiva em Situações de Desastres.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:

http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175:secretario-de-defesa-civil-apresenta-projeto-sobre-as-unidades-de-protecao-comunitaria&catid=48:m
http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/04/petropolis-rj-comeca-instalar-unidades-de-protecao-comunitaria.html
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-03-25/governo-do-rio-anuncia-unidades-de-protecao-comunitaria-na-regiao-serrana
http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/04/unidades-de-protecao-civil-sao-instaladas-na-regiao-serrana-do-rio.html
https://www.funcefetconcurso.org.br/uploads/publication/exam_file/90/edital_de_processo_seletivo_02_agente_comunit_rio_de_defesa_civil.pdf

terça-feira, 16 de julho de 2013

Como o Cadastro de Moradores pode ser útil em um evento adverso



Quando cadastramos os moradores da comunidade, temos uma visão mais ampla de cada lar e de cada pessoa, pois obtemos informações valiosas que poderão ser armazenadas em um banco de dados e posteriormente, utilizadas com mais exatidão em um evento adverso, como por exemplo: uma casa possui 4 moradores. (Dois adultos, sendo um idoso e duas crianças).

Com essas informações poderá ser feito um diagnóstico preciso da situação, pois sabemos que pessoas idosas e crianças são mais afetadas em desastres naturais, como: deslizamentos de terra, devido aos seus quartos serem na parte detrás da casa e próximo a barrancos, ficando assim  mais vulneráveis  a essas situações.

Sendo assim, podemos prevenir tais desastres, fazendo uma Atualização desse Cadastro, Trimestral ou Semestral para a verificação de possíveis alterações, como: construções irregulares, falta de drenagem, corte de taludes irregulares entre outros.

E assim, agir de uma forma mais assertiva diante de tais desastres.

Como conhecer a comunidade pode ser a solução em um evento adverso

            

Neste cenário, onde tudo acontece e muda rapidamente, em um evento adverso não é diferente.

Para dar uma resposta rápida e eficaz é fundamental conhecer o local onde se encontra o sinistro, pois o conhecimento sobre a comunidade auxiliará e muito em uma tomada de decisão, como por exemplo:

* As vias de acesso;

* Ruas principais;

* Croqui do local;

* Mapeamento das áreas de risco;

* Censo Socioeconômico dos moradores;

* Becos; e 

* Vielas.

Podem ter um efeito preponderante em uma resposta mais assertiva, devido a falta de tempo e riscos iminentes.

Portanto, todos os itens citados acima são de suma importância para uma resposta rápida e com segurança, em um evento onde não se pode perder tempo e agir com cautela é fundamental, minimizando assim os desastres e óbitos.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Como o NUDEC Pode Trazer Mais Segurança às Comunidades

             

Mas afinal, O que é o NUDEC?  NUDEC é a abreviação de  Núcleo Comunitário De Defesa Civil.

Ele é Formado por Um Grupo Comunitário Organizado em:

* Distrito;

* Bairro;


* Rua;


* Edifício;


* Associação Comunitária;


* Entidade; e


*  Entre outros que Participam de Atividades de Defesa Civil como "Voluntário".

A Instalação do NUDEC é Prioritária em Áreas de Risco de Desastres e Tem por Objetivo, Organizar e Preparar a Comunidade Local a dar Uma Pronta Resposta aos Desastres.

O NUDEC é o Elo Mais Importante do Sistema Nacional De Proteção e Defesa Civil, pois será ele que passará todas as informações acerca das comunidades, e pôr estar mais próximo das mesmas,  ele conhecerá suas necessidades e poderá ajudar na solução dos problemas que lhes serão apresentados, e também  Atuar em uma Resposta Rápida em um possível Evento Adverso, Como: 

* Enchentes;

* Queda de Rochas ou Matação;

* Deslizamentos;

* Inundações;

* Vendavais;

* Granizo; e

* Entre Outros. 


Sendo assim,  o NUDEC Ajudará e Muito as Comunidades a Terem  Locais mais Seguros com o Envolvimento das Mesmas Situadas em "Áreas de risco", e Também as levarão a uma Reflexão sobre a Realidade dos Riscos Iminentes.


Incentivando-as na Construção de uma Consciência mais Coletiva acerca da Preservação do Meio ambiente, e sobre a ótica da Minimização dos Desastres. 

Ajudando-as, a terem mais Qualidade de Vida, pois tendo um Local mais Seguro, com menos Riscos de Desastres, com uma Participação mais Ativa das Comunidades, com mais Possibilidades de Aprendizagem dentro das comunidade, e sobretudo a valorização das Comunidades onde moram, e assim tornando uma Sociedade mais Democrática e Preventiva.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........







Referências:

http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=34
http://arcadenoe.eco.br/page/nudecs-1#.U1D5HvldUXc
http://www.defesacivil.ro.gov.br/nudec.asp
http://www.maceio.al.gov.br/comdec/noticias/defesa-civil-municipal-e-nudecs-sao-treinados-para-operar-pluviometros/
http://www.defesacivil.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=21
http://www.defesacivil.sg.nom.br/index.php/nudec-noticias
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Mudanças e hábitos podem gerar ótimos resultados



Infelizmente, queremos resultados diferentes, mas sempre fazemos a mesma coisa. Queremos uma comunidade segura, organizada, preparada para possíveis desastres naturais, mas o que fazemos para isso acontecer? bom! segue 8 passos que podem nos auxiliar nesse caminho:

1° Passo - Devemos fazer a nossa parte como cidadãos;
2° Passo - Cobrar dos Órgãos competentes mais recursos;
3° Passo - Obter mais informações acerca da nossa comunidade;
4° Passo - Ter mais participação na comunidade;
5 ° Passo - Ser mais solidários com o próximo;
6° Passo - Buscar capacitação constantemente;
7° Passo - Pensar como administrador da comunidade;
8° Passo - Idealizar a comunidade dos seus sonhos;

Podemos passar de meros coadjuvantes, para então sermos atores principais.

Através de simples ações podemos mudar nossa Casa, Comunidade, Cidade, Estado, País. Por exemplo:

* Podemos ao invés de jogarmos lixo nas encostas, porque não jogamos na lixeira, ao invés de jogarmos papel no chão, porque não jogamos no lixo, ao invés de construirmos casas a beira do rio, porque não construirmos em um local mais seguro, ao invés de plantarmos bananeiras, porque não plantamos pequenas árvores frutíferas ou gramíneas, como por exemplo: pitangueira, laranjeira, limoeiro, acerola, goiabeira.

* Podemos participar de debates em associação de moradores, mas preferimos ficar em casa assistindo novela, entretanto, queremos cobrar algum resultado positivo da associação de moradores.

São coisas que nem sempre pensamos ao fazê-las, porém em um evento adverso fará toda a diferença.

Portanto, devemos ter a consciência de que tudo depende de nós, principalmente de nossos hábitos, e as mudanças devem ser constantes para que possamos alcançar resultados significativos, e então termos uma comunidade mais segura e agradável.