quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Conhecendo o Programa Conhecer para Prevenir

          

Primeiro, O Que é o Projeto Conhecer para Prevenir? Ele é Um Projeto Criado através da Parceria Entre as Secretarias Municipais da Defesa Social e de Educação, onde São Capacitados Educadores, Alunos e Funcionários das Unidades da Rede Municipal de Ensino, nas Áreas de: 

* Prevenção, Combate à Incêndios e Primeiros Socorros.

As Crianças, ao Serem Orientadas, São os Principais Multiplicadores da Real e Duradoura Cultura de Prevenção, e assim Transformando a Comunidade em Um Local Mais Seguro e Com Melhor Qualidade de Vida.

Segundo, Quando Foi Criado o Projeto Conhecer para Prevenir? O Projeto, Desenvolvido pela Secretaria da Educação e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, Foi Criado em Março de 2005.

O Projeto "Conhecer para Prevenir" foi Implantado Como Piloto na Escola Municipal Mirazinha Braga, em 2007.

Atualmente Conta Com Mais de 80 Unidades Educacionais Participantes de Forma Voluntária, e Atende:

* Escolas Municipais, Centros Educacionais de Educação Infantil, Centros Municipais de Atendimento Especial e Unidades de Educação, Atingindo 4.411 alunos e 19.796 Familiares e Membros das Comunidades Escolares.


* Em 2007 e em 2009, o Projeto "Conhecer para Prevenir" foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba em Razão do Sucesso Alcançado Entre as Crianças e Comunidades.

Terceiro, Qual é o Objetivo do Projeto Conhecer para Prevenir? Seu objetivo é de Orientar a Comunidade Escolar Quanto às Medidas a Serem Adotadas Diante de Acidentes e Desastres, além de Minimizar Danos e Prejuízos ao Matrimônio e Meio Ambiente. 

Quarto, Em Quantas Unidades Foram Inclusas o Projeto Conhecer para Prevenir? As bases conceituais do projeto foram inseridas no currículo escolar de 81 Unidades da Rede Municipal de Ensino, Estimulando os Bons Hábitos da Prevenção na Escola, e Estendendo-se às Comunidades e Aos Lares. 

Quinto, Qual é a Meta do Projeto Conhecer para Prevenir? A Meta é Incluí-lo em Todas as Unidades da Rede Municipal de Ensino e Estar a Disposição para Também Incluí-lo em Qualquer Estabelecimento de Ensino que assim  o Deseje.

Sexto, Quais São as Principais Ações do Projeto Conhecer para Prevenir? As Principais Ações do Projeto, São as:

* Reuniões Periódicas Com o Corpo Docente e Funcionários Terceirizados das Instituições Educacionais, Reuniões Com os Pais, Apresentação do Teatro de Fantoches da Guarda Municipal de Curitiba, Realização de Simulados, Manutenção das Ações e Realização de Cursos de Formação de Brigadas de Combate à Incêndios e Noções de Primeiros Socorros.


Segue Abaixo, O Testemunho da Escola Municipal de Vinhedos, Rua Zem Bertapelle, 55, Santa Felicidade, cep: 82030-430, Curitiba/PR

Nossa Escola, Esse Ano, Fez Parte do Treinamento Efertado pela Prefeitura de Curitiba em Parceria Com a Defesa Civil de Curitiba. O nome do Projeto é “Conhecer para Prevenir”.

O Treinamento Ofereceu Subsídios à Realização de Ações para Prevenção e Preparação Contra Possíveis Acidentes e Desastres, por Meio da Aplicação de Conceitos Fundamentais de Defesa Civil no Currículo Escolar e Também da Implementação de Planos de Preparação para Emergências Locais (PPEL).

Esse Programa Visa Atender Todas as Escolas  da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Durante um Período os Alunos Foram Orientados Juntamente Com Professores e Funcionários de Nossa Escola, em Como Devemos Proceder em Casos Emergenciais de Acidentes e Outros.

As Datas das Simulações Ocorreram Apenas Com o Conhecimento da Direção para que pudesse acontecer de Modo Mais “Concreto” Possível e Todo o Ambiente Escolar estar Apto aos Procedimentos em Caso de Necessidade Real.

Para um primeiro momento, na terça-feira - 03-04-2012,  Nosso Tempo de Evacuação Total do Prédio Escolar pela manhã foi de 5 min e 15 s.

 No Período da tarde foi de 5 min e 5 s. A Avaliação Feita Pelos Profissionais Capacitados em Nos Orientar foi Excelente! Parabéns à toda equipe!!









Referências:
http://www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br/projeto.aspx
http://www.defesacivil.curitiba.pr.gov.br/Noticias/Noticia001.aspx
http://conseg1nudec1.blogspot.com.br/2013/02/conhecer-para-prevenir-da-defesa-civil.html#.VCM04fldVh1
http://emvinhedos.blogspot.com.br/2012/04/conecer-para-prevenir.html
http://guardamunicipalcuritiba.blogspot.com.br/2011/07/projetos-sociais-da-guarda-municipal-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário