quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Como a R.S.A Ajuda As Comunidades

       
Segundo Cordeiro (2007), as Redes Sociais São Espaços Estratégicos Para a Articulação Política e Institucional das Comunidades e de Grupos Sociais, Como Estes:

* Escolas; 

* Unidades Básicas de Saúde; 

* Associações de Moradores; e 

* Organizações Governamentais e Não Governamentais, entre outros.

Esses Ambientes Devem Atuar de Forma Integrada Com a Saúde, a Educação, a Habitação, a Defesa Civil, as Comunidades, os Voluntários e as Organizações Não Governamentais.

Mas, O Que é Uma REDE SOCIOASSISTENCIAL? A Rede Socioassistencial é Um Conceito da Política de Assistência Social para se Reportar ao Conjunto Integrado de Ações de Iniciativa Pública e da Sociedade que Ofertam e Operam:

* Os Benefícios; 

* Os Serviços; 

* Os Programas; e 

* Os Projetos. 


Essa Rede Socioassistencial Supõe a Articulação entre Todas Essas Unidades de Provisão de Proteção Social sob a Hierarquia Básica e Especial e ainda por Níveis de Complexidade. (Resolução nº 130/2005 CNAS, que aprova a NOB/SUAS 2005)

Na Política Nacional de Assistência Social, o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências Faz Parte da Proteção Social Especial – Média e Alta Complexidade.

Isso Significa que há oferta de Alojamentos Provisórios, Atenções e Provisões Materiais, Tendo Como Um de Seus Objetivos Articular a Rede de Políticas Públicas e Redes Sociais de Apoio para Prover as Necessidades Detectadas.

Quais São as Organizações Não Governamentais Parceiras na Prevenção e nas Respostas aos Desastres em Nível Mundial? São estas as Organizações Não Governamentais Parceiras Conhecidas na Prevenção e nas Respostas aos Desastres em Nível Mundial:

* Naciones Unidas – Estratégia Internacional para la Reducción de Desastres (ISDR);

* USAID – Do povo dos Estados Unidos;

* Organização Mundial de Saúde (OMS);

* Organização Panamericana de Saúde (PAHO);

* CARE;

*Crescente Vermelho; e

* Save the Children.

E Quais São As Nacionais? Em Termos Nacionais Podemos Destacar as Seguintes Organizações Não Governamentais:

* Cruz Vermelha; e

* Cáritas Brasileira

Sendo assim, de Fundamental Importância em Situações Adversas, e Contribuindo e muito para a volta da normalidade, e no Auxílio as vítimas tanto no lado Psicológico como no Financeiro.

Por hoje é só! Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:
http://www.pg.pr.gov.br/cmas/?page_id=16
http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/avea/file.php/9/Livro_DefesaCivil_5ed_Unidade_5_Revisado.pdf
http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/vigilancia-socioassistencial%20

Nenhum comentário:

Postar um comentário