quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como as U.P.Cs Poderão Ajudar as Comunidades

             

Sabemos, que Alguns Desastres São Causados Naturalmente ou seja, Sem a Interferência do Homem, mas Também Sabemos, que a Grande Causa dos Desastres São devido, a Ações Indevidas do Homem.

Mas afinal, Onde as Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), Entram Nisso.

Primeiro, Através da Conscientização, pois uma Comunidade Mais Conscientizada consequentemente será uma Comunidade Mais Limpa:

* Com Menos Doenças, Problemas Respiratórios, Problemas de Pele e Menos Proliferação de Ratos e Insetos.

Segundo, Através da Prevenção, pois uma Comunidade Mais Preventiva consequentemente será uma Comunidade Mais Segura e Precavida em Suas Ações:

* Com Menos Problemas de Deslizamentos de Terra, Inundações, Quedas de Rochas ou Matação, Construções Irregulares, Lixo em encostas, Incêndios Florestais e Menos Problemas de Drenagem.

Terceiro, Como Serão Compostas as Unidades de Proteção Comunitária? As Unidades Serão Compostas de:

* 30 Metros Quadrados; 

* Munidas de Computadores; e 

* Telefones, que Estarão Interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) da Defesa Civil. 


Essas Unidades serão Pontos de Convergência para Implantação de uma Grande Rede Comunitária de Proteção Civil, onde os Atores Principais serão os Agentes Comunitários de Defesa Civil, Contratados pelo Governo do Estado, e Todos os Outros Atores que Atuam Comunitariamente, Como:

* Os do Programa Saúde da Família; e 

* De outros Segmentos Organizados da Própria Comunidade”.



Quarto, Quantas Unidades Serão Instaladas? Serão Instaladas 42 Unidades de Proteção Comunitária na Região Serrana:

* 10 em Petrópolis;

10 em Teresópolis;

* 20 em Nova Friburgo; e 

* 02 em Bom Jardim). 

Cada uma terá Quatro Funcionários, que serão Moradores das Próprias Comunidades. As Pessoas Serão Escolhidas e Treinadas Pela Defesa Civil.



Em Petrópolis, As Unidades Serão Instaladas:

* Morro dos Ferroviários, no Bairro Vila Felipe;

* Divisa entre os Bairros Independência e Taquara;

* Duques;

* Quitandinha;

* Divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet;

* São Sebastião;

* Comunidade da 24 de Maio;

*  Siméria; e 

* Sargento Boening. 


O Superintendente da DC, Luis Guilherme lembrou Ainda a Importância de ter Um Sistema de Prevenção Ágil, Eficaz e Com a Participação das Comunidades. 

Nas Unidades Serão Agentes das Próprias Comunidades que Farão o Trabalho. “Se Pensarmos em Prevenção, as Comunidades tem que estar Preparadas. Hoje temos o Alerta e com as UPCs, o Sistema vai Auxiliar as Comunidades Nesses Momentos. É Usado a Favor da Próprias Comunidades”, destacou.

Sendo assim, as Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), Serão Muito Benéficas as Comunidades, Dando as uma Nova Visão, de que Morar na Comunidade Pode ser Seguro e Agradável, e Também as Ajudarão a Dar Uma Resposta Rápida e Efetiva em Situações de Desastres.

Por hoje é só! Espero vocês no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........









Referências:

http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175:secretario-de-defesa-civil-apresenta-projeto-sobre-as-unidades-de-protecao-comunitaria&catid=48:m
http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/04/petropolis-rj-comeca-instalar-unidades-de-protecao-comunitaria.html
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-03-25/governo-do-rio-anuncia-unidades-de-protecao-comunitaria-na-regiao-serrana
http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/04/unidades-de-protecao-civil-sao-instaladas-na-regiao-serrana-do-rio.html
https://www.funcefetconcurso.org.br/uploads/publication/exam_file/90/edital_de_processo_seletivo_02_agente_comunit_rio_de_defesa_civil.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário